O presente trabalho surge no âmbito das NEE[1], propõem discutir o conceito de diversidade na sala de aula, visto que a desigualdade nos alunos é completamente notável, o que falta é compreender como lhe dar e trabalhar com esta componente sem inescrutavelmente violar os princípios de igualdade e, de uma pedagogia inclusiva.
A sala de aula é um dos
principais locais que decorre a aprendizagem, portanto constitui nossa missão
garantir que o processo de ensino-aprendizagem seja homogéneo sem suscitar
desigualdades no seio dos diversos alunos da turma que constituem uma única só
família mas diversos indivíduos. Conforme Alcudia:
Para conseguir que os alunos desenvolvam ao máximo suas capacidades,
respeitando ao mesmo tempo suas características individuais, é necessário
realizar mudanças que permitam diversificar os métodos de trabalho e
flexibilizar a prática educacional. (ALCUDIA, 2002:
107-108).
Diversidade num sentido amplo implica à
variedade ou diferença patente num determinado conjunto de coisas ou indivíduos.
Porém há que entender que todas as desigualdades são diversidades mas nem toda
diversidade pressupõe desigualdade. No âmbito da educação pode-se compreender a
diversidade como a vontade de promover um ensino mais individualizado para
todos os alunos, tanto aqueles que apresentam necessidades educacionais
especiais como para aqueles que não apresentam tais necessidades. (cf. ALCUDIA,
2002: 107). Portanto estas mudanças com o objectivo de desenvolver as máximas
capacidades dos alunos respeitando as suas diferenças ou seja, as suas
características individuais ocorre não apenas no exterior da sala de aula, mas
assim como na sala de aula como parte ou não do processo de
ensino-aprendizagem. Ensinar os alunos a respeitar as diferenças na sala de
aula é imprescindível no acto de transformar as diferenças em igualdades e as
desigualdades em diversidades, pois os alunos trabalham e aprendem se as
diferenças existentes entre eles são aceites.
Ao olhar com mais profundidade nas ideias de
Alcudia, nota-se uma provável resposta adequada à diversidade na sala de aula
que, é a estruturação de situações de ensino-aprendizagem que no entanto
implica especificamente elaboração, formas de organização, desenvolvimento e
acompanhamento das actividades e tarefas escolares que possibilitem e estimulem
a autonomia dos alunos no controle de sua própria aprendizagem. (ALCUDIA, 2002:121).
Portanto a existência da diversidade na sala de aula é, o ponto de partida
normal de qualquer processo de ensino-aprendizagem.
A diversidade na sala de aula envolve diversos
factores, por isso para melhor entender as possíveis respostas a ela, é
necessário observar alguns critérios psicopedagógicos. Um dos principais
critérios a se observar é a concretização dos objectivos e dos conteúdos
trabalhados em sala de aula, pois constitui um elemento crucial ao tratamento
equilibrado dos diferentes tipos de capacidades e conteúdos, é também de
relevante importância a observação de quando ensinar, a sequência dos conteúdos
e a conexão dos conteúdos seleccionados, e por fim já que a vida na sala de aula
requer para além de instruções, relacionamento. Portanto é necessário o
estabelecimento na sala de aula de um clima afectivo e relacional baseado na confiança,
na segurança e na aceitação mútua entre professor e alunos para que a partir
dele seja possível facilitar a participação e o envolvimento destes. (ALCUDIA,
2002: 126).
A diversidade na sala de aula pode ser
compreendida de diversas formas, partindo da própria geografia da sala até a
múltiplas formas pedagógicas vividas na sala de aula. Contudo para melhor
aproveitar positivamente das diferenças dos alunos é tarefa do professor
utilizar métodos que permitam a diversificação e flexibilidade no processo
educativo sem, reflectir diferenças no processo de ensino-aprendizagem assim
como, na compreensão individual dos conteúdos apreendidos.
Referência
Bibliográfica
ALCUDIA, Rosa et. al., Atenção à Diversidade. Porto Alegre, Artmed, 2002.
BARBOSA, Altemir J. et. al. (2011), A diversidade na sala de aula e a relação
professor-aluno. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci. Acesso
em 10 de ago. 2019.
Comentários
Enviar um comentário