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Diversidade Na Sala De Aula


O presente trabalho surge no âmbito das NEE[1], propõem discutir o conceito de diversidade na sala de aula, visto que a desigualdade nos alunos é completamente notável, o que falta é compreender como lhe dar e trabalhar com esta componente sem inescrutavelmente violar os princípios de igualdade e, de uma pedagogia inclusiva.

A sala de aula é um dos principais locais que decorre a aprendizagem, portanto constitui nossa missão garantir que o processo de ensino-aprendizagem seja homogéneo sem suscitar desigualdades no seio dos diversos alunos da turma que constituem uma única só família mas diversos indivíduos. Conforme Alcudia:

Para conseguir que os alunos desenvolvam ao máximo suas capacidades, respeitando ao mesmo tempo suas características individuais, é necessário realizar mudanças que permitam diversificar os métodos de trabalho e flexibilizar a prática educacional. (ALCUDIA, 2002: 107-108).  

Diversidade num sentido amplo implica à variedade ou diferença patente num determinado conjunto de coisas ou indivíduos. Porém há que entender que todas as desigualdades são diversidades mas nem toda diversidade pressupõe desigualdade. No âmbito da educação pode-se compreender a diversidade como a vontade de promover um ensino mais individualizado para todos os alunos, tanto aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais como para aqueles que não apresentam tais necessidades. (cf. ALCUDIA, 2002: 107). Portanto estas mudanças com o objectivo de desenvolver as máximas capacidades dos alunos respeitando as suas diferenças ou seja, as suas características individuais ocorre não apenas no exterior da sala de aula, mas assim como na sala de aula como parte ou não do processo de ensino-aprendizagem. Ensinar os alunos a respeitar as diferenças na sala de aula é imprescindível no acto de transformar as diferenças em igualdades e as desigualdades em diversidades, pois os alunos trabalham e aprendem se as diferenças existentes entre eles são aceites.

Ao olhar com mais profundidade nas ideias de Alcudia, nota-se uma provável resposta adequada à diversidade na sala de aula que, é a estruturação de situações de ensino-aprendizagem que no entanto implica especificamente elaboração, formas de organização, desenvolvimento e acompanhamento das actividades e tarefas escolares que possibilitem e estimulem a autonomia dos alunos no controle de sua própria aprendizagem. (ALCUDIA, 2002:121). Portanto a existência da diversidade na sala de aula é, o ponto de partida normal de qualquer processo de ensino-aprendizagem.

A diversidade na sala de aula envolve diversos factores, por isso para melhor entender as possíveis respostas a ela, é necessário observar alguns critérios psicopedagógicos. Um dos principais critérios a se observar é a concretização dos objectivos e dos conteúdos trabalhados em sala de aula, pois constitui um elemento crucial ao tratamento equilibrado dos diferentes tipos de capacidades e conteúdos, é também de relevante importância a observação de quando ensinar, a sequência dos conteúdos e a conexão dos conteúdos seleccionados, e por fim já que a vida na sala de aula requer para além de instruções, relacionamento. Portanto é necessário o estabelecimento na sala de aula de um clima afectivo e relacional baseado na confiança, na segurança e na aceitação mútua entre professor e alunos para que a partir dele seja possível facilitar a participação e o envolvimento destes. (ALCUDIA, 2002: 126).

A diversidade na sala de aula pode ser compreendida de diversas formas, partindo da própria geografia da sala até a múltiplas formas pedagógicas vividas na sala de aula. Contudo para melhor aproveitar positivamente das diferenças dos alunos é tarefa do professor utilizar métodos que permitam a diversificação e flexibilidade no processo educativo sem, reflectir diferenças no processo de ensino-aprendizagem assim como, na compreensão individual dos conteúdos apreendidos.

Referência Bibliográfica
ALCUDIA, Rosa et. al., Atenção à Diversidade. Porto Alegre, Artmed, 2002.
BARBOSA, Altemir J. et. al. (2011), A diversidade na sala de aula e a relação professor-aluno. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci. Acesso em 10 de ago. 2019.





[1] Necessidades Educativas Especiais

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